Submissão
Trabalho completo
ÚLTIMO prazo para submissão de trabalhos completos: até 28 de setembro
Será permitido a submissão de apenas um trabalho como primeiro autor (uma mesma pessoa pode submeter, como primeiro autor, no máximo um trabalho completo).
Não há limite para trabalhos em coautoria.
Para submeter um trabalho ao 40º EDEQ o autor principal (primeiro autor) deverá realizar inscrição e pagar o valor correspondente a sua categoria. Não será aceito trabalho sem inscrição no evento do autor principal.
Os trabalhos aprovados nesta modalidade serão apresentados oralmente em Rodas de Conversa em que o(a) autor(a) irá socializar o seu trabalho podendo haver questionamentos dos participantes da sessão.
Os inscritos na modalidade "estudantes do 3º ano do ensino médio e curso normal" não poderão submeter trabalhos ao evento.
Serão selecionados os 30 melhores trabalhos para submeterem o texto completo na Revista Insignare Scientia (RIS) ou na Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM), que publicarão edição especial com os trabalhos selecionados no 40º EDEQ.
Será permitido a submissão de apenas um trabalho como primeiro autor (uma mesma pessoa pode submeter, como primeiro autor, no máximo um trabalho completo).
Não há limite para trabalhos em coautoria.
Para submeter um trabalho ao 40º EDEQ o autor principal (primeiro autor) deverá realizar inscrição e pagar o valor correspondente a sua categoria. Não será aceito trabalho sem inscrição no evento do autor principal.
Os trabalhos aprovados nesta modalidade serão apresentados oralmente em Rodas de Conversa em que o(a) autor(a) irá socializar o seu trabalho podendo haver questionamentos dos participantes da sessão.
Os inscritos na modalidade "estudantes do 3º ano do ensino médio e curso normal" não poderão submeter trabalhos ao evento.
Serão selecionados os 30 melhores trabalhos para submeterem o texto completo na Revista Insignare Scientia (RIS) ou na Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM), que publicarão edição especial com os trabalhos selecionados no 40º EDEQ.
Para submissão de trabalho completo deverá ser seguido as orientações que constam no template abaixo e contemplar uma das áreas temáticas propostas pelo evento:
Template trabalho completo 40 edeq | |
File Size: | 681 kb |
File Type: | doc |
Áreas temáticas para submissão dos trabalhos completos
- Formação de professores;
- História, Filosofia, Sociologia e Epistemologia das Ciências;
- Políticas Educacionais e Currículo;
- Alfabetização Científica, Educação Ambiental e Estudos CTS-CTSA;
- Diversidade, Inclusão, saberes e Cultura;
- Processos de Ensino e de Aprendizagem;
- Experimentação no Ensino;
- Materiais Didáticos e TICs;
- Temas Contemporâneos (educação em espaços não-formais e divulgação científica...)
- Programas de Iniciação à docência e Relatos de sala de aula.
Temas em debate e/ou Minicursos
Tradicionais nos EDEQs, os temas em debate e os minicursos têm uma importante ação formativa. Os minicursos se caracterizam como atividades de, em média, quatro horas de duração (divididas em dois blocos, conforme a programação do evento) propostas pela comunidade da Educação Química e áreas correlatas oferecidas aos demais participantes. Já os Temas em Debate são propostos por três pesquisadores (dois debatedores e um mediador) considerando as áreas temáticas indicadas pela organização do evento e tem duração, em média, duas horas. Cada proposta de minicurso ou tema em debate deverá ser submetida apenas por um dos autores, seguindo o template do evento, disponibilizado no link abaixo. As proposições, realizadas via plataforma digital, passam pela análise da comissão organizadora.
template_minicurso_ou_tema_em_debate_40_edeq.doc | |
File Size: | 652 kb |
File Type: | doc |
Áreas temáticas para submissão de propostas de tema em debate ou minicurso
- Letramento científico
- Abordagens temáticas no ensino de Química
- Referencial Curricular Gaúcho e o ensino de Química
- Curricularização da pesquisa e da extensão
- Saberes populares e o ensino de Ciências
- CTSA e o ensino de Ciências
- Ensino híbrido e o ensino de Ciências
- Narrativas no Ensino de Química
- Tecnologias Educacionais – uso de softwares
- História da Ciência
- Divulgação Científica
- As diretrizes curriculares para a educação profissional e tecnológica